Quem sou eu

Minha foto
De personalidade tão complexa que só a construção de espaços como este para comportar um pouco da trajetória intimista; paradoxalmente, tão simples a ponto de permitir-se tornar invisível em prol da autopreservação...Sou eu.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

ELEGIA

http://www.bestiario.com.br/maquinadomundo/ed4/paulo.htm

com esta flor nas mãos vazias
trazida de uma cratera íntima
me distraio neste pátio sitiado
por 1 jarro vazio e 3 navios de batalha

sigo assim provando a sorte

bem me quer mal me quer
bem me quer mal...

e me vejo aos 26
(em plena cegueira dos dias)
a brincar de sondar teu querer

tudo isso seria risível ou patético ou sei lá
não fossem de sangue essas pétalas



Paulo Vieira é neto de agricultores familiares expulsos de suas terras, por uma enchente provocada pela instalação de barragem no Estado do Paraná, na década de 1970, Paulo Vieira nasce em São Miguel do (rio) Guamá, no Pará, e muda-se para Belém com a mãe e os avós, em 1980, aos dois anos de idade. Vive uma infância amazônico-urbana (criado pelos avós) passada na periferia da cidade, entre os restos de uma floresta perdida na poeira do caos, ouvindo a voz arfante do avô lhe descrever aquele pedaço de chão que um dia ainda vai conseguir... Seus primeiros versos surgem nessa época. Vencedor do prêmio IAP de Literatura 2004, com o livro Infância Vegetal, Paulo Vieira teve sua obra de estréia prefaciada pelo crítico Benedito Nunes. Atualmente trabalha em seu novo livro de poemas.

Um comentário:

  1. Não me sinto assim. Na verdade me sinto "bem", estranhamente bem, relativamente... Sinto-me com vontade de por em dia os não-fazeres causados pela depressão (nome feio!!! horroroso!!!. DEPRESSÃO, DEPRESSÃO, DEPRESSÃO. Um dia, alguém que amo muito (amar já é o bastante, não?! Precisa amar "muito"?! Que mania!)disse que é preciso esgotar um assunto que chateia até que você o torne banal, insignificante, mas ressaltou que não significa ignorá-lo; ao contrário, trazê-lo a tona sempre que possível para que pare de incomodar. Será??? Tô começando a adotar a prática, mas ainda tenho minhas dúvidas. Blog, bendito blog. Tenho vontade de retomar a VIDA, de demonstrar a gratidão que sinto por muitas coisas, de cuidar de mim, do próximo, de minha filha, de meu marido... Mas tenho tanto medo do ostracismo, do (com licença) "cachorro preto" (tô fugindo daquela palavrinha né???). Como diz Renato Russo: "Só por hoje...". Até.

    ResponderExcluir