Quem sou eu

Minha foto
De personalidade tão complexa que só a construção de espaços como este para comportar um pouco da trajetória intimista; paradoxalmente, tão simples a ponto de permitir-se tornar invisível em prol da autopreservação...Sou eu.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Transtorno Afetivo Bipolar

"(...)Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja. Clarice Lispector"

Resumo do livro: "Vidas Escondidas", da Advogada Pública Federal Tereza Cristina Viana Costa

"O transtorno ou desordem bipolar (anteriormente definido como psicose maníaco-depressivo) é uma alteração do humor, gênio ou temperamento caracterizada por períodos alternados de mania e de depressão. Cerca de 2,5% da população norte americana na faixa de 18 anos ou mais anos apresenta sintomas de desordem bipolar. Ou seja, como base no último censo de 300 milhões de habitantes, ou seja, um contingente duas vezes maior que a população do Uruguai. Uma cifra mais conservadora é de que 1% de qualquer população é acometida deste tipo de transtorno mental. Caso então, de 1,8 milhões de brasileiros. O desvio é mais freqüentemente encontrado em artistas, músicos, autores, poetas e cientistas e acredita-se estar diretamente relacionado com a capacidade criativa destes grupos de pessoas. Uma das maiores autoridades mundiais no tema Drª Kay Jamison, professora e psiquiatra na famosa Universidade John Hokins (USA) e professora honorária na Universidade de St. Andrew (Escócia). O diagnóstico dela como afetada pelo transtorno bipolar se deu aos 17 anos. Seu livro mais famoso é Uma Mente Inquieta (autobiográfico). Diferentemente do passado, atualmente o indivíduo procura quebrar o preconceito e a falta de conhecimento sobre o transtorno bipolar numa perspectiva multidisciplinar. Para alguns, como o que ocorre comigo, que, com esmero, busco o autoconhecimento, relacionando-me cada vez melhor comigo mesma e com os outros, assim, poeticamente feliz e de formas leve e ao mesmo tempo forte. O fato é que muito precisam de esclarecimentos sobre a bipolaridade, mas anseiam, de forma milagrosa, por um equilíbrio emocional-afetivo, físico e espiritual. Contudo, muitos não sabem onde buscar as informações, como agir nem a quem recorrer. E mesmo quando isso ocorre muitos não têm acesso às devidas assistências. Com o tema atualmente debatido em razão da novela Caminho das Índias me encorajou a escrever minha vivência, sofrimento e vitórias."

Extraído de
http://unafe.jusbrasil.com.br/noticias/1920767/advogada-publica-federal-lanca-livro-sobre-transtorno-bipolar-afetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário