Quem sou eu

Minha foto
De personalidade tão complexa que só a construção de espaços como este para comportar um pouco da trajetória intimista; paradoxalmente, tão simples a ponto de permitir-se tornar invisível em prol da autopreservação...Sou eu.

sábado, 27 de agosto de 2011

Bom texto para descrever o atual estágio... E o futuro: Resiliência aí vou eu!

A depressão e a dor do ser

Já foi explicitado que, de modo geral, a depressão resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física. Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido.

Shlishia (2005) perquiriu que a pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida. De pouco adiantam os conselhos para que passeiem, encontrem pessoas diferentes, freqüentem grupos religiosos ou pratiquem atividades exóticas.

[...] os sentimentos depressivos vêm do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais normalmente são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido. Medicamente é mais entendida como um mal funcionamento cerebral do que uma má vontade psíquica ou uma cegueira mental para as coisas boas que a vida pode oferecer. A pessoa deprimida sabe e tem consciência das coisas boas de sua vida, sabe que tudo poderia ser bem pior, pode até saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes assim, entretanto, apesar de saber isso tudo e de não desejar estar dessa forma, continua muito deprimido. Portanto, as doenças depressivas se manifestam de diversas maneiras, da mesma forma que outras doenças, como, por exemplo, as do coração. (TIBA, 2000, p. 57).

A vida perde a cor e a pessoa perde o interesse por tudo, inclusive seus hobbies preferidos, apetite, amigos, trabalho e não raro prefere ficar isolada. Assim, a doença interfere na vida da pessoa, podendo mudar até a maneira como pensa e age. O pensamento pode estar confuso, pois os sentimentos estão exacerbados, mas a pessoa tem consciência do seu sofrimento e do sofrimento que causa; não consegue encontrar um motivo que justifique essa tempestade emocional, ao mesmo tempo em que não consegue reagir a essa tendência interior.

A saída de um quadro depressivo se dá, muitas vezes com altos e baixos. O indivíduo, quando chega a procurar ajuda, encontra-se deprimido a maior parte do tempo. Com o início do tratamento começa a apresentar sensações boas e sintomas de depressão. Ao longo do processo terapêutico esses períodos de normalidade vão ficando cada vez mais duradouros e constantes, e os momentos depressivos cada vez mais raros e menos agudos.

É de extrema importância que o indivíduo deprimido tenha a noção de que é comum e muitas vezes esperado ter algumas recaídas, para que não abandone o tratamento diante de pequenas regressões. Falhas da memória, tristeza, desinteresse por tudo, recusa a alimentar-se são manifestações consideradas como alterações psicomotoras, inibição intelectual. Grande ansiedade e até mesmo comportamentos delirantes, podem ser a expressão de uma depressão, doença perfeitamente curável se detectada a tempo e que não se caracteriza por selecionar suas vítimas.

A resiliência na saída da crise

Resiliência é um termo oriundo da Física e trata-se da capacidade dos materiais de resistirem aos choques. A noção de resiliência vem sendo utilizada há muito tempo pela Física e Engenharia, sendo um de seus precursores o cientista inglês Thomas Young que, em 1807, considerando tensão e compressão, introduziu pela primeira vez a noção de módulo de elasticidade.

Young descrevia experimentos sobre tensão e compressão de barras, buscando a relação entre a força que era aplicada num corpo e a deformação que essa força produzia. Esse cientista foi também o pioneiro na análise dos estresses trazidos pelo impacto, tendo elaborado um método para o cálculo dessas forças.

O termo passou por um deslizamento em direção às ciências humanas e hoje representa a capacidade de um ser humano de sobreviver a um trauma; a resistência do indivíduo face às adversidades, não somente guiada por uma resistência física, mas pela visão positiva de reconstruir sua vida, a despeito de um entorno negativo, do estresse, das contrições sociais que influenciam negativamente para seu retorno à vida. Assim, um dos fatores de resiliência é a capacidade do indivíduo de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos.

[...] freqüentemente é referida por processos que explicam a superação de crises e adversidades em indivíduos, grupos e organizações. Por tratar-se de um conceito relativamente novo no campo da Psicologia, a resiliência vem sendo bastante discutida do ponto de vista teórico e metodológico pela comunidade científica. Alguns estudiosos reconhecem a resiliência como um fenômeno comum e presente no desenvolvimento de qualquer ser humano, e outros enfatizam a necessidade de cautela no uso “naturalizado” do termo. (TAVARES, 2001, p. 46).

Em Psicologia, o estudo do fenômeno da resiliência é relativamente recente e está estreitamente ligado à noção de psicossomática e holismo. Vem sendo pesquisado há cerca de trinta anos, mas apenas nos últimos cinco anos os encontros internacionais têm trazido esse construto para discussão. Sua definição não é clara, tampouco precisa quanto na Física ou na Engenharia, e nem poderia sê-lo, haja vista a complexidade e multiplicidade de fatores e variáveis, levados em conta no estudo dos fenômenos humanos.

Implica, tão somente, na habilidade e capacidade humana de enfrentar e superar as adversidades sucessivas ou acumuladas, sem prejuízos para o seu desenvolvimento. Engloba a capacidade de auto-regular-se e de se auto-recuperar. Os precursores do termo resiliência na Psicologia são os termos invencibilidade ou invulnerabilidade, ainda bastante referidos na literatura.

Na verdade, é o resultado de intervenções de apoio, de otimismo, de dedicação e amor, idéias e conceitos que entram sorrateiramente nas ciências como causa e efeito, hipótese e tese de que as relações intra e interpessoais devem ultrapassar o rigor do empirismo para encontrar o acaso.

Valorizar as pequenas vitórias, mentalizar um projeto de vida, estabelecer vínculos com pessoas que podem representar coragem e estímulo, visualizar nos obstáculos a possibilidade de crescimento pessoal, ser flexível e analisar com ponderação as situações rotuladas como críticas, são habilidades a serem estimuladas na promoção da resiliência.

Um dos fatores de maior importância é o apoio e o acolhimento, feito em geral por um outro indivíduo, e essencial para o salto qualitativo que se dá. Embora seja íntima e pessoal, essa capacidade tem como suporte o desenvolvimento do autoconceito e da auto-estima, considerados elementos fundamentais para o processo de estruturação de personalidades resilientes.




4 comentários:

  1. Ótimo texto. Define muito bem a depressão. Cocheci o termo resiliência através do livro "O código da inteligéncia". Me consifero ainda muito distante disso, mas espero caminhar nessa direção. Acho que estou entrando numa fase de negação da doença, sei lá, ando meio confusa....
    Abraços e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Bom te ver ativa, escrevendo bem e dando boas notícias.
    Postar no Dia do Psicólogo é sintomático?
    Muita saúde, alegria e sucesso. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom te "rever" meu querido!

    Como dizia Renato Russo: "Aprendi a viver um dia de cada vez... Só por hoje...".

    Parabéns pelo dia do Psicólogo!!!

    Conversando com minha colega de trabalho, Psicóloga, disse que pensava
    em voltar à terapia. Ela pensou um pouco e disse: Legal mas... depende
    do Psicólogo, pra "se garantir" contigo. Pensei sobre este aparte e
    lembrei que você seria bem meu número, sabe... Inquiridor,
    problematizador, com feedback adequadíssimo. Faríamos uma aliança
    terapêutica ímpar. Lembro bem e guardo seus emails. Pena a distância.
    Pena demais!

    Mas ainda assim, gostaria de te alugar vez por outra. Posso?

    Querido, precisamos mesmo trocar umas figurinhas. Ainda não marquei
    nada com nenhum Psicólogo, mas preciso de uma força. Sempre em busca
    da cura...

    Bjos. Vou te mandar um email em breve.

    ResponderExcluir

  4. Como eu comecei meu marido ex voltar.

    Eu sou Reeta pelo nome. Saudações a todos que estão lendo este testemunho. Eu fui rejeitado por meu marido depois de 8 meses de casamento só porque outra mulher teve um feitiço sobre ele e ele deixou-me eo garoto a sofrer. Um dia quando eu estava lendo através da web, eu vi um post sobre como este feitiço caster Prophet Lucky cujo e-mail é (luckyspelltemple@gmail.com) ter uma mulher para ajudar a voltar o marido e eu entrar em contato com ele em seu e-mail (luckyspelltemple@gmail.com) e ele me disse que uma mulher tinha um feitiço no meu marido e ele me disse que ele vai me ajudar e depois de 2 dias que vou ter o meu marido de volta. Eu acreditei nele e depois de 2 dias o meu marido voltou para mim implorando perdão e hoje estou feliz em deixar todos vocês sabem que este conjurador tem o poder de trazer os amantes de volta, porque agora estou feliz com meu marido. Graças ao Profeta Lucky um Deus enviado para nos ajudar a todos que está passando por dificuldades no casamento ou relacionamento. Seu email: luckyspelltemple@gmail.com

    ResponderExcluir