Quem sou eu

Minha foto
De personalidade tão complexa que só a construção de espaços como este para comportar um pouco da trajetória intimista; paradoxalmente, tão simples a ponto de permitir-se tornar invisível em prol da autopreservação...Sou eu.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carpe diem

Em fase reconstrução... Mais uma vez. No entanto, noto que esta difere de todas as outras ressignificações à vida por conter o elemento "maturidade".

Claro que continua assustador e imprevisível. Claro que a instabilidade ainda incomoda e freia. Mas a condução disso tudo é que mudou.

Como antes, ainda não tenho saúde financeira; como outrora, milhares de dúvidas por vezes impedem-me de gozar uma saudável noite de sono. Mas diferentemente de todas as outras decisões que invariavelmente eram envolvidas por uma aura de "país das maravilhas", hoje reconheço e preparo-me para intempéries, inclusive aquelas relacionadas a eventuais tomadas de decisões equivocadas. E lembro da célebre expressão que vez por outra me traduz: "Sou mais forte do que eu. - Clarisse Lispector".

Desci do "salto". Compreendi que para tudo há um prazo: para a alegria, tristeza, satisfação, prazer, adoecimento, estudo, estabilização emocional. Verdade tão óbvia, tão simples... tão complexa de elaborar e internalizar

Antes a urgência em viver, como se não houvesse mais tempo para o gozo, impedia-me de amadurecer com as transições. Hoje a "verdade dos prazos" me conforta e mantém a trajetória menos dura e inconstante, pois me dei conta, finalmente, de que é só uma etapa. Movendo-me corretamente,usufruo do carpe diem e alcanço metas mais ousadas e prazerosas, tanto pela sensação de dever cumprido, quanto pelos louros advindos como simples consequência da formulação e execução do objetivo.

Carpe diem! Sábia expressão, sempre válida. Na verdade, a única possível, uma vez que nos valemos do passado apenas para embasar nossas presentes decisões. Projetamos tão somente conjecturas ao planejar o futuro... Para viver de fato, resta-nos apenas o presente. Usufruamos com maturidade, e para sempre gozaremos o hoje com prazer. Eis a fórmula da plenitude.

Carpe Diem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário